sábado, 22 de agosto de 2009

Boa noite a todos!
Estou postando três artigos, encontrados no Scielo Brasil, que certamente serão muito importantes para nosso enriquecimento nos estudos literários.

Boa leitura!

Aguardo vossos comentários.

Professor Rubens Moraes de Souza







Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Espero que após o meu furo na sexta, seja redimido com a publicação dessas ideias.

    A política Salazarista durou quase 50 anos em Portugal, ou seja, 1926 até 1974 para ser exato. Nesse período podemos análisar parte do pressuposto de que as criações literárias do passado-histórico recente apontam para uma confluência, ou melhor, contribuíram para uma corrente de ideias literarias, conforme a visão crítica da história que se estabeleceu.

    Dessa maneira, revelam-se nas obras ficcionais a presença de temas como, por exemplo, a Guerra Colonial na África e mais tarde, a Revolução dos Cravos.

    Consequentemente, tem-se nas personagens dos escritos da época uma espécie de espelho que reflete a realidade, lhes é imposta, numa visão, semiótica, uma alma "revolucionária", ou "sofredora", e isso devido as vivências do autores.

    Portanto, é a visão de mundo, a verossimilhança, "a questão de renascer como povo livre" em forma de linguagem, que torna as obras com significação mais profunda.

    Confiram o artigo:
    http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1562812

    Wagner Ortiz - 110346
    Um abraço!

    Por favor, entrem em contato, me enviem emails se não receberam convites para o blog.
    wagnerortizg@gmail.com

    ResponderExcluir